São milhões que já estão no Sistema Solar - e vai chegar muito mais!

Estimativa prevê milhões de asteroides maiores que 100 metros chegando da estrela Proxima Centauri

Estimativa prevê milhões de asteroides maiores que 100 metros chegando da estrela Proxima Centauri

Um estudo publicado agora em fevereiro revela que milhões de asteroides estão vindo da direção da estrela de Alpha Centauri - sistema triplo que abriga a tão falada Proxima Centauri, que por sua vez, é a estrela mais próxima do Sistema Solar.


Proxima Centauri fica a apenas 4,2 anos-luz de distância. Não há qualquer outra estrela mais próxima do Sistema Solar, e dessa mesma região está chegando um verdadeiro enxame de asteroides, segundo simulação divulgada em um estudo de fevereiro e liderado por Cole Gregg, PhD da Universidade de Ontario no Canadá.


Proxima Centauri vai chegar no Sistema Solar

Um raro encontro entre a estrela Proxima Centauri e o Sistema Solar deve acontecer daqui a 28.000 anos. Por conta disso, milhões de asteroides estão sendo arremessados para o Sistema Solar.

Na verdade, de acordo com simulações mostradas neste estudo, há uma estimativa de que já temos aqui no Sistema Solar mais de 1 milhão de objetos provenientes de Alpha Centauri neste momento - considerando apenas objetos maiores que 100 metros de diâmetro!


Por conta da dimensão do Sistema Solar, é extremamente rara a chance de conseguirmos observar um deles. No entanto, estima-se que tenhamos pelo menos 10 impactos por ano de objetos provenientes de Alpha Centauri - pequenos asteroides interestelares colidindo com a Terra, sendo a maioria de tamanho micro (menos que 1 cm).

E falando em asteroides interestelares, vale lembrar que 'Oumuamua foi o primeiro objeto interestelar já confirmado a visitar o Sistema Solar.

Infelizmente quando descoberto, em 18 de Outubro de 2017, 'Oumuamua já estava se distanciando drasticamente da Terra, então não tivemos oportunidade de observá-lo de perto.

Por conta de seu formato de charuto (alongado) e por ganhos e perdas de velocidade que não são comuns de serem observadas em asteroides, alguns cientistas especularam se 'Oumuamua não seria na verdade uma espaçonave alienígena enviada por alguma civilização inteligente.

Existem algumas hipóteses que explicam a origem de 'Oumuamua como um objeto natural, no entanto, nunca teremos certeza absoluta do que era esse estranho objeto interestelar.

Agora nos próximos milhares de anos teremos milhões e milhões de objetos como 'Oumuamua chegando no Sistema Solar até que aconteça o grande encontro entre Proxima Centauri e o nosso Sol.

A passagem de estrelas dentro do Sistema Solar é algo extremamente raro, mas acontece de tempos em tempos. Acredita-se que a estrela de Scholz passou pelo Sistema Solar há cerca de 70.000 anos. Futuramente, além de Proxima Centauri, uma estrela chamada Gilese 710 também vai passar dentro da Nuvem de Oort daqui a 1,3 milhões de anos. Será que ela também vai arremessar milhões de objetos em nossa direção?


Imagens: (capa-ilustração) / divulgação
07/03/2025



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.